PROCEDIMENTOS

Fluxo Salivar

O teste de fluxo salivar é um procedimento ambulatorial realizado por profissional da saúde, utilizado para confirmação quantitativa da xerostomia (boca seca) e para auxiliar no diagnóstico de Síndrome de Sjogren. É um exame rápido e não invasivo que mede a produção da secreção salivar produzida pelo indivíduo durante 15 minutos, sob condições basais ou não estimulado. Para realizar o teste, o indivíduo não deve estar em jejum mas deve ingerir alimentos ou líquidos antes de sair de casa, idealmente até 2 horas antes do procedimento.

Algumas recomendações devem ser seguidas antes do procedimento, como evitar o uso de café preto, chá, refrigerante, chicletes, balas, alimento muito salgado, spray de saliva artificial ou bebida alcoólica e cigarro no dia do exame. O paciente pode fazer uso de suas medicações de uso habitual sem precisar interrompê-las.

O exame consiste na colocação da secreção salivar pelo indivíduo examinado em um recipiente, sem degluti-la, durante 15 minutos. O paciente deve evitar em falar ou mastigar durante o exame. A seguir, o examinador faz a pesagem da saliva coletada com auxílio de uma balança de precisão e após, desconta-se o peso do recipiente. A realização do exame requer um ambiente silencioso e confortável.

A REUMA é a única clinica no Espírito Santo que oferece esse exame, útil para definição da xerostomia e no seguimento para avaliação de resposta terapêutica de pacientes com Síndrome de Sjogren.

FLUXO SALIVAR
não estimulado
Hipossalivação na Síndrome
de Sjogren
Fluxo baixo Fluxo normal
Saliva
em repouso
< 0,1 ml/min 0,1 – 0,25 > 0,25 


(27) 3022-0222

Praça San Martin, nº 84, sl. 407 a 410 Ed. Alphaville Praia do Canto, Vitória/ES

RECEBA NOVIDADES
Único - Agência Digital